Na matéria de hoje, separamos 7 dicas de como organizar um evento, workshop, palestra, treinamento, curso ou qualquer outro formato de evento que você queria promover para você ou sua empresa. Antes de começar as dicas, chamamos a sua atenção para o seguinte comunicado: Essas dicas são úteis e práticas e independe do tamanho do seu evento ou da sua organização.

Antes de iniciar as dicas, é importante falar de qual é o benefício em promover um evento para sua empresa. Percebemos entre nossos clientes, atendidos ao longo dos últimos 28 anos de existência do Reciclar Eventos, que um dos principais retornos das empresas que promovem eventos, seja para seus colaboradores ou como forma de lançar produtos e serviços no mercado, é o fortalecimento da sua marca na mente dos participantes do evento. Tal posicionamento mental adquirido é algo que pode se perdurar ao longo dos anos, gerando lembrança, afeto e, claro, novos negócios. Um outro benefício percebido é a excelente oportunidade de promover o relacionamento entre as pessoas que ali se encontram, como uma forma de aproximar pessoas – por exemplo, em caso de treinamento de vendas, é possível gerar uma aproximação das equipes comerciais, possibilitando um crescimento direto nas vendas.

Para que esse sucesso seja alcançado, é importante passar por algumas fases de planejamento e organização, antes mesmo do seu evento acontecer. Veja abaixo as 07 dicas que vão te ajudar a realizar um evento de sucesso:

1. Faça uma check-list:

O primeiro passo para criar o seu evento, é criar uma lista de necessidades para que seu evento aconteça. Nesse check-list você pode colocar informações como fornecedores, parceiros, temas abordados, infra estrutura necessária, quem ficará responsável por cada tarefa antes, durante e depois do evento e tudo mais que você ver que é necessário para que o evento aconteça com sucesso. Na medida que os itens forem concluídos, o seu evento vai tomando forma.

2. Escolha o tema do evento:

Escolher o tema do seu evento, workshop ou treinamento, é algo que pode te ajudar a definir os próximos passos, como a seleção das pessoas que irão falar frente ao público, a escolha do seu público. É fundamental que esse tema desperte o interesse e a vontade das pessoas em participar. Em caso de treinamentos internos, pode ser importante realizar uma rápida pesquisa com seus colaboradores, ajudando assim na identificação das necessidades de cada área, por exemplo.

3. Defina os palestrantes:

Após a escolha do tema, é hora de buscar quem pode falar sobre isso. Em alguns momentos o tema e o palestrante são definidos de forma conjunta. É recomendado que seja uma pessoa de notoriedade, que tenha propriedade pra abordar o tema de forma interessante, consistente e eficiente.

4. Defina o público-alvo:

Definir o público é algo que só pode ser feito após o tema ser definido. É importante segmentar o público de acordo com o tema que será abordado. Construindo essa relação entre o tema e as pessoas, é possível criar um maior envolvimento antes, durante e depois do evento.

5. Definir e informar a data:

A partir da definição do palestrante e do público, é de extrema importância casar a data do evento com a disponibilidade do público em participar deste evento. De nada adianta ter um ótimo tema, com uma ótima pessoa pra falar sobre e a data escolhida for uma data indisponível para seu público. Depois da definição da data, divulgue e crie um processo para confirmação de presença.

6. Acompanhe o trabalho das equipes e parceiros envolvidos:

Promover um evento exige muito esforço e trabalho e, para facilitar o processo, muitas vezes é necessário contratar mão de obra de pessoas de fora da sua organização. Recomendamos sempre buscar referência na contratação destes parceiros e fazer um acompanhamento próximo das suas atividades. No Reciclar Eventos você pode contar com o nosso apoio operacional. Estamos preparados para auxiliar sua empresa ao realizar o evento em nossa infra estrutura.

7. Acredite em ações do pós-evento:

Muitas vezes essa etapa é ignorada. Disponibilize um canal de comunicação para feedbacks, analise os pontos positivos e negativos e use essas informações para criar um próximo evento melhor ainda. Acreditamos também que, durante o processo de coleta de opiniões, é possível adquirir ideias e sugestões de temas para futuros eventos.

Se você está pensando em produzir um eventos, o Reciclar Eventos se coloca à disposição para ajudar e fazer o seu evento acontecer com qualidade, segurança e um altíssimo padrão de qualidade. Entre em contato conosco. Será um prazer atendê-lo.

7 Dicas de Como Organizar um Evento e Como Podemos Ajudá-lo.
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *