Lideres querem motivar empregados, mas frequentemente acreditam que dinheiro é o maior motivador. Talvez seja verdade para os altos escalões, mas a regra não se aplica a todos na equipe. Compreender de modo equivocado o que realmente motiva empregados pode ter consequências negativas para engajar funcionários e motivar alta performance. Já mencionamos em outro post, que dinheiro não necessariamente caminha lado a lado com a motivação.

A pesquisadora Teresa Amabile e Steven Kramer entrevistaram mais de 600 gerentes e descobriram que a grande maioria dos gerentes não compreendem o que fazer para motivar colaboradores. Gerentes disseram que ganhar dinheiro e receber aumentos e bônus são as principais motivações. No entanto, foram analisados 12.000 colaboradores diariamente (e a oscilação de suas motivações), o fator motivacional numero um era na verdade incentivo emocional e não financeiro.

Emoções positivas eram ligadas ao aumento da motivação. Enquanto isso, emoções negativas foram ligadas à redução de motivação.

As lições desse estudo e outras pesquisas focadas em motivar colaboradores, é que emoções positivas e fatores essenciais desempenham um papel muito importante na motivação dos empregados. Embora incentivos financeiros como bônus baseado em performance e aumento no piso salarial base também motivem empregados (fonte: McKinsey Quarterly), existem muitas outras formas mais poderosas de motivar, além de dinheiro, dentre elas:

Propósito: Tocar na paixão e interesse dos empregados é a fonte mais poderosa que alimenta a motivação dos funcionários. Aprender a respeito do que cada um de seus empregados se importa e inspirar um profundo senso de propósito e significado, muito além das tarefas do dia a dia e objetivos.
Funcionários são geralmente mais motivados por uma causa maior, a habilidade de fazer a diferença na vida dos outros, e a oportunidade de perseguir suas paixões.

Autonomia. Eliminar a micro gestão e outras táticas de gestão que enfraquecem as habilidades de empregados. Empoderar empregados para trabalhar de forma independente e tomar iniciativa para resolver seus próprios problemas. Dar a eles liberdade para tomar importantes decisões em suas áreas de responsabilidade e completar as tarefas do trabalho de forma independente.

Desafio. Quando novos desafios e projetos surgem, pense em seus empregados. Desafiar colaboradores fala sobre como você os vê e mostra que você tem segurança e confia em suas habilidades e capacidades. A maioria dos colaboradores deseja enormemente contribuir mais, aprender uma nova habilidade e desenvolver flexibilidade. Dê a eles oportunidades para fazer isso.

Crescimento. Funcionários são frequentemente motivados por oportunidades de crescimento. A possibilidade de atrair um nível mais elevado ou uma posição com grande responsabilidade (mais do que seu trabalho atual) é um forte motivador. Fale abertamente sobre essas oportunidades com empregados de vez em quando para que eles vejam um caminho e se desenvolvam para alcançar esses objetivos. Sem saber o que vem em seguida, funcionários podem perder motivação.

Inclusão: Sentir-se incluído nas questões decisivas da organização e iniciativas estratégicas ajuda a motivar colaboradores. Inclusão faz com que o funcionário sinta-se importante para o negócio, sentir-se como “dono” e contribuir para a missão e objetivos da organização. Pedir conselho aos empregados, ideias e feedback. Convide-os para se engajarem em conversas sobre como melhorar a empresa.

Acreditar. Confiar no potencial dos funcionários de crescer, avançar, liderar e entregar resultados excepcionais, bem como, comunicar tais crenças, motiva colaboradores para alcançar um novo nível mais elevado.

Encorajar. Ser encorajador e apoiador de seus empregados. Ser positivo e esperançoso diante de desapontamentos, obstáculos e falhas. Encorajar empregados para alcançar novos degraus e assumir riscos. Apoiá-los com direcionamento no trajeto. Encorajamento pode apoiar empregados a alcançar novos feitos.

Reconhecimento.  Todo mundo quer ser mencionado e reconhecido, sentir-se valorizado pela organização. Um reconhecimento pessoal direto de um supervisor ou líder na organização para cada performance excepcional e melhoria incremental pode motivar colaboradores se o reconhecimento for sincero e merecido. Olhe para eles nos olhos e diga com sinceridade: obrigado!

Expectativas elevadas. Estabelecer expectativas elevadas leva para altos níveis de desempenho e motiva colaboradores a se tornarem melhores. Tornar um pouco mais difícil ano após ano, resulta em níveis maiores de desempenho e os colaboradores continuaram se esforçando para entregar algo dentro de suas expectativas e atingir seu melhor como profissionais. Quando suas expectativas estagnarem, assim também ocorrerá com a motivação de seus empregados. Impulsione eles para que atinjam mais do que eles pensam que podem.

Enquanto nenhum líder pode motivar diretamente outra pessoa, ele pode dar alguns passos em direção a entender o que motiva cada um de seus colaboradores e criar um ambiente de trabalho que aumente a probabilidade deles estarem motivados. E diferentemente de dinheiro, puro e simples, todos esses fatos custam para sua organização nada mais que tempo e pensamento.

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Até o próximo post!

 

Motivar colaboradores sem usar dinheiro

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