No texto a seguir reunimos algumas dicas e boas práticas para ajudar os produtores de eventos a colocarem preço nos seus eventos. O principal objetivo destas dicas é auxiliar os organizadores de eventos de forma que você cobre um preço justo, que não dê prejuízo e tampouco afaste o seu público de clientes. Para isso é muito importante saber e ter claro que o valor não pode ser calculado na base do famoso chutômetro. Deve ser algo calculado com paciência, para que o seu evento não se torne um pesadelo para seus organizadores. Todo evento deve ser um acontecimento marcado por coisas boas, que surpreenda seus participantes e deixe eles com vontade de novas edições.

Identificando os custos do seu evento

O primeiro passo para identificar os custos é, ainda na fase de planejamento, anotar todos os gastos e investimentos previstos. Planejar com antecedência pode ajudar neste processo. Quanto mais tempo de planejamento, menores são os imprevistos. Ao somar toda a previsão de gastos, incluindo equipe, salários, investimento em publicidade e até mesmo a sua margem de lucro desejado, você, organizador de evento começa a ter um sinal do quanto cobrar pelo ingresso. Mas, não devemos parar por aqui.

Pesquise o mercado

Estudar a concorrência também deve entrar na fase de precificação do seu evento. Ter um preço alinhado com o mercado concorrente é uma forma de oferecer um valor próximo da referência dos clientes. Também é importante analisar o perfil de seus possíveis clientes – se identificado que são pessoas com poderes aquisitivos maior, é possível cobrar um pouco. Lembrando que, quanto maior for o valor do ingresso, maior a expectativa de seus participantes.

Lotes de Pagamento

Criar lotes de pagamento é uma excelente forma de criar uma sensação de escassez durante todo o período de vendas. Também é uma forma de despertar o interesse nas pessoas em adquirir rapidamente para não perder a oportunidade de preços melhores. Quanto mais próximo do acontecimento do evento, maior o valor do ingresso.

Formas de Pagamento

Diversificar as formas de pagamento também é importante neste momento de precificação. Em casos de valores altos, é comum as pessoas criarem uma expectativa de um possível parcelamento ou um pagamento com desconto ao pagar à vista. Neste momento é importante definir a forma de entrega – se será um convite virtual, impresso, entregue em casa – lembre-se, tudo que gerar um gasto, deve entrar na planilha citada na primeira dica.

Fez todas as contas e ficou caro demais?

Se você passou por todas as dicas, levantou os custos para a produção de eventos e, ainda assim, o valor final do ingresso ficou alto demais, nós apresentamos duas soluções: A primeira solução é cortar gastos, revisando toda a planilha, buscando mais orçamentos e fazendo uma negociação próxima com seus fornecedores. A segunda é buscar patrocinadores para reduzir seus custos. Em uma próxima matéria, vamos falar especificamente sobre esse assunto e como fazer essa busca por patrocinadores.

Se você está buscando um local para realizar o seu evento, não deixe de entrar em contato com a nossa equipe. Compartilhe conosco sua experiência e faça seu evento acontecer no Espaço Reciclar. Temos toda infraestrutura pronta para receber você e seus convidados.

Seu evento é pago?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *