Uma opção muito utilizada hoje em dia nos treinamentos de desenvolvimento profissional que acontecem aqui no Reciclar são os jogos corporativos. Você já deve ter escutado falar nesses jogos ou até mesmo participou de algum. Trouxemos alguns conceitos sobre a “gameficação” do mundo corporativo que tanto busca o crescimento profissional dos seus colaboradores.

Antes de trazer alguns exemplos de jogos corporativos, é interessante entender quando surgiu no Brasil e os seus conceitos básicos. Em terras brasileiras, o conceito de jogos corporativos (ou empresariais) surgiu na década de 90 – em países mais desenvolvidos, já se falava desses jogos nos meados da década de 80, devido a Segunda Crise do Petróleo, que aconteceu em 1979, devido à uma crise política no Irã.

Com o acontecimento desta crise política, que mudou o rumo do mercado petrolífero internacional, percebeu-se que a alta hierarquia não possuía conhecimento e habilidades de planejamento. Para solucionar esse tipo de problema, profissionais da área de Recursos Humanos começaram a pensar em ações para reverter esse quadro e conscientizar profissionais de cargos elevados da importância de se atualizarem, renovarem seus conceitos e suas competências profissionais.

Também chamados de business games, de forma sucinta, podemos atribuir o conceito de um jogo de simulação onde os jogadores (profissionais que participam do treinamento) são instigados a tomarem decisões parecidas com as decisões do seu dia a dia – porém, é normal que esses jogos tratem de forma lúdica, fazendo com que tabus sejam quebrados, com que as pessoas tomem atitudes livres de preconceitos – afinal de contas, neste momento, tudo gira em torno de um jogo.

Esses jogos podem ser cooperativos, quando a dinâmica envolve os grupos de forma a, juntos atingirem um objetivo comum, ou podem ser competitivos – onde será encontrado, ao final da partida, algum ganhador – podendo esse ser um time ou até mesmo uma única pessoa, dependendo do jogo e da proposta apresentada no seu tratamento.

Conta pra gente, aqui nos comentários desta publicação se sua empresa já propôs algum tipo de treinamento que envolvia jogos corporativos. Como foi essa experiência? Se você está buscando o espaço perfeito para a realização do seu treinamento corporativo, entre em contato ou solicite um orçamento para nossa equipe.

Utilizando Jogos Corporativos em seus Treinamentos
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *